KNIME logo
Contact usDownload

Data Connect: Brazil

Data Analytics com o uso do KNIME aplicado à gestão pública de municípios

April 11, 2024 | Porto Alegre
In-Person / Hybrid
Data Analytics com o uso do KNIME aplicado à gestão pública de municípios
Stacked TrianglesPanel BG

Data Analytics com o uso do KNIME aplicado à gestão pública de municípios (Formato híbrido)

Neste evento apresentaremos o Knime Analytics Platform e dois cases
de uso aplicados à gestão pública em municípios no Brasil.

Speakers

1. Tema: “Uma introdução ao KNIME Analytics Platform” – Aline Bessa – Data Science Evangelist - KNIME
Nesta palestra , Aline Bessa apresentará o Knime Analytics Platform (KAP): uma ferramenta para ciência de dados que não requer código. Seguindo um paradigma visual e de processos de trabalho, o KAP pode ser utilizado para tratar dados, criar modelos de aprendizado de máquina, criar visualizações de dados interativas, entre outras aplicações. Aline Bessa é doutora em computação e trabalha na KNIME como cientista de dados, com a missão de democratizar este campo para o maior número de pessoas possível.

2. Cruzamento e análise de dados de capacidade institucional e déficit habitacional em Regiões Metropolitanas no Brasil – Lisandro Abulatif – Consultor em Data Analytics Nesta apresentação, Lisandro Abulatif apresentará o case sobre o processo de carga, padronização, integração e análise de dados da Pesquisa de Informações Básica Municipais do IBGE e dados de déficit habitacional de municípios de Regiões Metropolitanas. Será apresentada a abordagem de uso integrado entre o KNIME e bibliotecas externas de visualização de dados, bem como os benefícios do uso do KNIME para a documentação de processos de Data Analytics.
Lisandro possui atuação como consultor e autor de publicações na área de Data Analytics no setor público, com mais de vinte anos de experiência na área, incluindo atuação nas esferas Municipal, Estadual e Federal.

3. Automatização de integração de bases de dados para o monitoramento de violências e intoxicação no SUS em Porto Alegre –
Francilene Rainone – Coordenadora de DANT em Porto Alegre Nessa apresentação, Francilene Rainone demonstrará como a Diretoria de Vigilância em Saúde de Porto Alegre automatizou e padronizou processos para o cruzamento de diferentes bases de dados das notificações de violência autoprovocada e das intoxicações no município. A partir do uso do Knime foi possível aumentar a cobertura do registro de notificações e melhorar o acompanhamento de casos. Francilene é coordenadora da Equipe de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Diretoria de Vigilância em Saúde do município de Porto Alegre.

Onsite Location:
Place: Universidad Federal do Rio Grande do Sul – Campus do Vale (Avenida Bento Gonçalves, 9500 - Agronomia, Porto Alegre)

Room: Mini-auditório IFCH – Campus do Vale – Porto Alegre